De que trata este workshop?
Num mundo cada vez mais acelerado e exigente, encontrar o equilíbrio entre as nossas responsabilidades no trabalho e em casa pode parecer uma tarefa muito desafiadora. Este workshop foi desenvolvido com vista a fornecer ferramentas e estratégias práticas para vos ajudar a navegar por estes desafios.
Ao longo deste workshop, iremos analisar os desafios mais comuns quando tentamos equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais. Identificaremos os conflitos típicos que surgem quando as exigências do trabalho e da vida pessoal entram em conflito, bem como as consequências potenciais desses conflitos na nossa saúde mental. Posteriormente, exploraremos estratégias práticas para gerir esses conflitos e priorizar as nossas responsabilidades de maneira mais eficaz.
O que vamos falar
1. Desafios no equilíbrio entre vida pessoal e profissional
2. Definição de equilíbrio trabalho/vida
3. Identificação de conflitos trabalho-vida pessoal e as suas consequências
4. Equilíbrio de prioridades para diminuição do sentimento de culpa no trabalho e em casa
a. Quais são as suas prioridades?
b. Permitir-se desligar do trabalho completamente quando está fora dele
c. Lidar com sentimentos de culpa e de que não está a fazer o suficiente
d. Valores - o que é realmente importante para mim?
5. Aprender a valorizar o tempo e a estabelecer limites
a. É ok dizer “não” e ser assertivo quanto a isso
b. Valorizar o seu tempo e o dos outros
c. Maximizar o tempo no trabalho
6. Mudança de perspetiva para responder de forma mais eficiente aos desafios e ao stress
7. Conectando o corpo e as emoções
8. O que eu sou para além de mãe/pai? O que eu sou para além de trabalhador/a?
9. Estratégias para aumentar o equilíbrio vida pessoal/laboral:
a. Lidar e gerir o stress - exercício físico, técnicas de relaxamento
b. Cuida da tua saúde
c. O papel do suporte familiar e social
d. Autocompaixão
e. Estabelecimento de objetivos