De que trata este workshop?
Dar feedback de forma efetiva é uma competência importante para os líderes e equipas. Os líderes que aprendem a dar feedback de forma eficiente estão melhor posicionados para resolverem problemas, melhorar a produtividade da equipa e criar um local de trabalho mais feliz. Quando as equipas não sabem como dar feedback, isto pode levar a ressentimentos, mal entendidos e processos de trabalho ineficientes. Dar feedback direto e eficaz não é natural para todas as pessoas, pelo que este workshop foi desenhado para ajudar as equipas a verem o valor do feedback e perceberem como dar feedback de forma mais efetiva.
Ao longo do workshop, falaremos da importância de criar um ambiente propício ao feedback construtivo e refletiremos sobre a nossa atitude ao receber feedback: somos uma esponja, abertos ao crescimento e aprendizagem, ou uma pedra, resistente à mudança e ao desenvolvimento?
O que vamos falar
1. Importância de criar um ambiente rico em feedback
2. Porque feedback é importante
3. És uma esponja ou uma pedra? – quando recebes feedback tens um mindset de crescimento (espoja) ou fixo (rocha)
4. Triângulo de feedback
5. Tipos de feedback
a. Apreciação
b. Coaching
c. Avaliação
6. Porque é tão difícil por vezes dar e receber feedback
a. Como funciona o nosso cérebro quando ouvimos feedback negativo?
b. Como a cultura da empresa afecta o dar e receber feedback?
7. Passos para se certificar que o feedback é focado em outcomes e que é efectivo
a. Diluição vs. Destilação – nem todo o feedback é importante (“sobre o que devo dar feedback?”)
b. Timing (“quando é a melhor altura para dar feedback?”)
c. Clareza e Especificidade (“o que, especificamente, precisa de melhorar?”)
d. Guia (“como é que posso ajudá-los a agir sobre este feedback?”)
e. Apoio de pares (“sou a pessoa certa para dar este feedback?”)
f. Prepara-te (“Estou preparado para dar este feedback? E ele preparado para o receber?”)
8. Orientações para dar feedback:
a. Micro-sim
b. Descreve
c. State impact
d. Sugere/Solicita
e. Foco nas forças e nas fraquezas
f. Honestidade
9. Orientações para receber feedback:
a. Sumareia
b. Pergunta
c. Responde
d. Alinha-te/Compromete-te